quarta-feira, 27 de março de 2013

Life (and health) in green

Desde que descobri a minha falta de ferro no sangue que tenho vindo a juntar à minha comida espinafres.
Ao ínicio estranhei mas passados alguns dias estou a habituar-me a comer ao almoço e ao jantar como acompanhamento aos meus menús.

Ontem enquanto falava com a minha vizinha de escritório e descobri que também ela come espinafres TODOS os dias desde que começou a ser vegetariana. Para além de tomar um suplemento de ferro também todos os dias.
Depois procurei um pouco no assunto e aqui ficam os resultados de mais fontes alimentares ricas em ferro. Ah e já agora nunca esquecer de ingerir uma fonte de vitamina C depois do ferro, pois a vitamina C é necessária para assimilação do ferro.

Algumas das fontes alimentares ricas em ferro são:
  • de origem animal: fígado de galinha, perna de frango, fígado de boi, carne de boi, carne de porco.
  • frutos do mar: ostras, atum, camarão, caranguejo.
  • legumes: espinafres, bróculos, ervilhas, folhas de beterraba, batata.
  • frutas: manga, laranja, mamão, maçã, banana, melão, figo.
  • grãos: lentilha, feijão, tofu, soja, leite de soja
  • Outro alimento rico em ferro são as algas, fazendo com que ela tenha mais ferro que as plantas terrestres, já que o cálcio e o ferro tendem a acumular-se em maior quantidade nelas. Além disso, as algas também fornecem muito iodo, o que é essencial para a função da tiróide.

Ontem ao menú:
Metade de omelete com fiambre, queijo e espinafres + salada de tomate e milho.
Hoje ao almoço: Resto da omelete de fiambre, queijo e espinafres + bróculos cozidos.

2 comentários:

  1. gosto muito de espinafres e brocolos e ainda bem que eles estão cheios de ferro :) ontem para o almoço tive espinafres, hoje vou ter direito a brocolos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de espinafres e brócolos :) e fazem tão bem!

      Eliminar